50 Anos de Carreira

Ruy Faria lança álbum em comemoração aos seus 50 anos de carreira

Ruy Faria, ex- integrante do lendário grupo MPB4, lança, em outubro, um CD em comemoração aos 50 anos de vida artística. O álbum “Ruy Faria – 50 anos de carreira” está sendo lançado pela PlayRec Music com participações especiais do pianista Edu Toledo e da violinista Lara Salustiano e pode ser baixado no ITunes, Google Play Music, Spotify, entre outros.

Confira o clip de “Trocando em Miúdos”, de Chico Buarque e Francis Hime, com direção de Cau Mendes:

Nascido em 1937, o filho de uma pianista e de um trompetista iniciou suas atividades musicais aos quinze anos como crooner do Boêmios do Ritmo, um conjunto de baile de Santo Antônio de Pádua, interior do estado do Rio de Janeiro. Em seguida, fundou o Trio Alvorada, cover do Trio Irakitan. E, foi no ano de 1965, ao lado de Magro, Miltinho e Aquiles, que fundou um dos principais grupos da música popular brasileira, o MPB4, do qual fez parte até 2004. Paralelamente, lançou em 1990 o álbum solo “Amigo é pra essas coisas”, remasterizado e relançado em CD pela gravadora Velas.

Diretor artístico e produtor musical, o artista dirigiu e produziu o LP “Pronta pra consumo”, no ano de 1968, de Cynara, do Quarteto em CY, com quem foi casado e teve três filhos: João, Irene e Francisco. E também, importantes turnês do grupo MPB4, como: “Canções e Momentos”, “Feitiço Carioca” (em homenagem ao sambista Noel Rosa) e “Melhores Momentos”, em homenagem aos 30 anos da tradicional casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro. Roteirizou e dirigiu diversos artistas importantes como Danilo Caymmi, Marisa Gata Mansa, Reinaldo Gonzaga, Dudu Nobre, Quarteto em Cy, entre outros. Dividiu com Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa o texto e o roteiro do show “Arte de Cantar”, no qual o MPB-4 comemorou seus 30 anos de carreira. E ainda o show de lançamento do CD – “Emilinha pinta e Borba”, último trabalho da grande artista brasileira.

A partir de 2004, Ruy fez shows em dupla com o compositor Carlinhos Vergueiro, no Rio de Janeiro. Também lançaram juntos o CD “Dupla brasileira – Só pra chatear”,  reverenciando duplas que marcaram o cenário da música popular brasileira, como Francisco Alves e Mário Reis, Cascatinha e Inhana, Zé e Zilda, Jackson do Pandeiro e Almira, Joel e Gaúcho, Jonjoca e Castro Barbosa, Toquinho e Vinicius, Irmãos Tapajós e ainda Cynara e Cybele.

Em 2008, Ruy adaptou e dirigiu o espetáculo musical “Calabar”, de Chico Buarque e Ruy Guerra.

 Músicas do álbum “Ruy Faria, 50 anos de carreira”

1 – Trocando em Miúdos
2 – Como Fue
3 – Beatriz
4 – Medo de Amar
5 – Desenho de Giz
6 – Abrázame Así
7 – Se Eu Quiser Falar Com Deus
8 – Estate
9 – La Puerta
10 – Valsa Triste

Site da Play Rec Studios: www.playrecstudios.com.br

Álbum de Ruy Faria no Google Play: aqui.

Facebook Ruy Faria Oficial: clique aqui.