Bate Bola

Craques da bola e da música e uma seleção imbatível de canções da nossa MPB.  O resultado dessa mistura está no CD “Bate Bola”, quase uma homenagem à maior paixão nacional de todos os brasileiros: o futebol.  Os “técnicos” Ruy Faria e Afonso Machado são craques incontestáveis: Ruy, cantor, compositor e diretor musicial, ajudou a fundar o grupo MPB4 em 1964, do qual se desligou em 2004, depois de imprimir seu toque de classe a inúmeros discos e shows de MPB. Afonso Machado é compositor, bandolinista ie ntegra o lendário Galo Preto. Ambos “escalaram” seus filhos, os talentosos Francisco Faria eThiago Machado para juntos recriarem canções como “Um a zero” (Pixinguinha, Benedito Lacerda, Nelson Angelo), “Linha de Passe” (João Bosco e Aldir Blanc), “Aqui é o país do futebol” (Milton e Fernando Brant) , “Na cadência do samba (que bonito é)”(Luis Bandeira) e a pouco conhecida “O Futebol” (Chico Buarque),  < /span>entre outras canções que tem tudo a ver com o clima de Copa do Mundo que já estamos vivendo. “Jogadores” como Chico Buarque e Carlinhos Vergueiro entram em campo em canjas  especialíssimas.

Aí vão duas faixas.

Quem quiser mais, parece que tem na Saraiva e em outras boas casas do ramo.

Um a zero (Pixinguinha,
Benedito Lacerda, Nelson Angelo)

[audio:Uma-a-zero.mp3]

Linha de passe (João Bosco e Aldir Blanc)

[audio:Linha-de-passe.mp3]

Texto do Junior

Inicialmente me senti honrado pelo convite feito pelo Ruy para falar deste trabalho, que na verdade tem tudo a ver comigo, futebol e música,minhas duas paixões ! Fui peladeiro no Polytheama junto com Ruy e Afonso nos anos 70 quando iniciava minha carreira precisamente em 1974. E bater aquela bola com meus ídolos da música era um privilégio para poucos. Passes para João Nogueira, Carlinhos Vergueiro, Chico Buarque e Cia era realmente algo maravilhoso e diferente. Ruy sempre ali pela direita esperando o momento certo para aquele chute”potentíssimo” para o Gol! Afonso mais tranquilo sempre tocando de primeira. A idéia do trabalho é muito legal, e o repertório escolhido não podia ser de melhor qualidade, só feras! E o momento é esse,Copa do Mundo batendo as portas não podia ser uma hora melhor para relembrar esses grandes sucessos. Juntar João Bosco, Chico, Jackson do pandeiro, pixinguinha,Carlinhos Vergueiro, Dominguinhos e Milton Nascimento é jogar a camisa pro alto no vestiário e deixar o time jogar, nem precisa de treinador! Ainda mais que eles convocaram os filhos Chico Faria e Tiago Machado! Não tem aquele papo que “filho de peixe, peixinho é”? Neste caso aqui eu vejo assim: “Filho de peixão, peixão é”, os caras colocaram a disposição dos velhos talento, competência e muita estrada também percorrida na música! É só dar uma olhada no currículo dos malandros. E quando a música é feita em família tem um outro sentimento, é outra parada! E o auxílio luxuoso do Pretinho da Serrinha na percurssa, bom demais. Adorei os arranjos tanto os instrumentais como os vocais. Galera, tem uma coisa. Quando estiver na praça vendendo,já tenho presente escolhido para dar sem me preocupar! Valeu rapaziada, e no próximo se precisarem de um pandeirinho sem-vergonha é só me chamar! Sucesso e obrigado pela lembrança, foi uma honra!!!!!
Junior

 artistas que integram o grupo.

Afonso Machado – Bandolinista, compositor e arranjador, fundador do conjunto Galo Preto e integrante do duo Bandolim e Violão, com o violonista Bartholomeu Wiese.

É jornalista e autor do Método do Bandolim Brasileiro.

Em parceria com Jorge Roberto Martins, escreveu o livro Na Cadência do Choro, aonde traça um panorama histórico deste gênero carioca.

Mais informações: afonsomach@yahoo.com.br

********

Ruy Faria – Músico, cantor e advogado, integrante fundamental na criação e consolidação do grupo MPB-4, durante 40 anos, onde permaneceu até 2004.

Produtor, diretor e roteirista da maioria dos shows do grupo, além de vários outros artistas da MPB.

Mais em: www.ruyfaria.com ou ruyfaria@globo.com

********

Tiago Machado – Violonista, cavaquinista e técnico de gravação. Filho e neto de músicos acompanhou vários e importantes ícones da música brasileira.

Integrou o grupo “É com esse que eu vou”, que lançou o premiado disco “Samba do baú” em 2007.

Mais informações: tiago_maka@yahoo.com.br

********

Chico Faria – Filho dos vocalistas Ruy Faria, (integrante do MPB-4) e Cynara, do Quarteto em Cy. 

Em janeiro de 2002 formou sua banda e abriu shows do Quarteto em Cy.
Em agosto de 2003, gravou o seu primeiro CD “Chico Faria canta
Chico Buarque”, direção do Maestro Luiz Cláudio – Lançado na Itália e no Japão.
Foi integrante da Banda do Dudu Nobre, durante 10 anos e agora integra a do Diogo Nogueira.

Mais informações chicofaria@globo.com

********

 Além destes quatro, mais dois grandes músicos, jovens e já consagrados nos meios artísticos, integrarão a BBB como componentes fixos e constantes:

O baterista DIEGO ZANGADO e o baixista JOÃO FARIA

É isso aí;

Estamos juntos num só ritmo – MPB/bbb!

********

Na gravação, a participação muito especial de:

PRETINHO DA SERRINHA – Percussão em todas as faixas.

* Gravado por Tiago Machado nos Estúdios Caxixi – Botafogo-RJ

Material fotográfico: Pat Duarte.